A marca de cafés portuguesa BUONDI, presente em mais de 20 países, lança agora uma nova embalagem desenhada para ser reciclada: o lote BUONDI Prestige, com embalagens produzidas a partir de um material plástico 100% reciclável em Portugal. Esta inovação permitirá eliminar o consumo anual de alumínio em 2,2 km2, bem como reduzir o consumo de água e energia necessários para produzir e reciclar este material.

O material, sendo menos complexo, é considerado uma opção mais favorável à reciclagem, pelo que será possível efetuar este processo em países nos quais não era possível fazê-lo com as embalagens anteriores. Em Portugal, estas embalagens deverão ser colocadas no Ecoponto Amarelo.

Esta abordagem está a ser aplicada nesta fase inicial aos grandes formatos de 1Kg comercializados pela NESTLÉ PROFESSIONAL.

Para Victor Manuel Martins , Business Executive Oficcer da Nestlé Professional “todos temos uma responsabilidade muito grande sobre a gestão dos recursos do nosso planeta, mas sabemos que, neste momento, as marcas têm uma responsabilidade ainda maior. Este é um projeto que iremos alargar e aplicar na restante gama de produtos e marcas de café portuguesas da Nestlé, produzidas na Fábrica do Porto.”.

Esta iniciativa vem no seguimento do compromisso da NESTLÉ para com o Pacto Português para os Plásticos, do qual é membro fundador com o compromisso de tornar as suas embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Nesse sentido, vários têm sido os esforços para assegurar a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia de valor – desde a origem das matérias-primas, ao processo de fabrico e embalagens, bem como materiais de ponto de venda e equipamentos de apoio à produção de café.

A par das novas embalagens, a fita plástica utilizada nas caixas de transporte foi substituída por fita de papel reciclável. Além disso, 100% da energia elétrica adquirida pela fábrica de cafés da NESTLÉ no Porto é proveniente de fontes renováveis e a unidade fabril não envia quaisquer resíduos para aterro.

O compromisso para com a sustentabilidade da NESTLÉ e das suas marcas continuará uma prioridade, sendo que nos últimos 18 meses foi já possível reduzir em 150 toneladas o uso de plástico em toda a produção, pontos de venda e gestão de descartáveis.