Em 2013, fomos desafiados pela Amb3E, uma organização sem fins lucrativos voltada para a reciclagem de equipamentos electrónicos, para redesenhar sua campanha anual de comunicação. No ano seguinte, com base nos resultados bem sucedidos do trabalho de comunicação, fomos ainda mais desafiados pela Amb3E a encorajar e incentivar ativamente adolescentes e crianças em idade escolar a entregar e doar equipamentos electrónicos de resíduos (WEEE). Estabelecemos a criação de uma campanha offline a par da comunicação em uma série de canais dos meios de comunicação social, com a participação de escolas locais.

Decidimos que precisávamos de uma forte campanha digital em paralelo com eventos offline para encorajar as doações. Assim, criámos uma página no Facebook e no YouTube, lançámos vídeos, criámos uma comunidades on-line, com base numa estratégia que visava tornar o tema da reciclagem divertido, agradável e com um toque competitivo.

Ao mesmo tempo, percebemos que sem o envolvimento das escolas e das famílias, o nosso objetivo final de recolha de lixo electrónico seria infrutífero. Apesar do nosso público-alvo serem os adolescentes e crianças em idade escolar que, geralmente, têm altos níveis de engagement em plataformas on-line mas não têm forma de se deslocar para os locais de recolha ou centros de reciclagem. Assim, ao recompensar a recolha em lares e escolas, toda e cada criança e adolescente teve a possibilidade de desempenhar um papel na redução do impacto ambiental de e-waste, estimulado pelo envolvimento com os seus pares.

Como foi o primeiro ano em que a Amb3E se apoiou em ferramentas digitais para recolher ativamente o e-waste, precisávamos de ter uma forte presença on-line desde o início. O resultado final foi uma campanha on-line com múltiplas camadas que nos garantiu atingir a audiência, em dimensão e profundidade e em várias plataformas. Para impulsionar a nossa presença online, escolhemos três KOLs que tiveram um impacto particular na campanha do ano anterior. Para torná-la iterativo e competitivo, criamos uma placa “Líder on-line POW” e uma ferramenta de conversão de moeda, para recompensar os vencedores.

Desde março de 2015 conseguimos superar o dobro da nossa meta final de 15 toneladas de REEEs reciclado, com 35 toneladas recolhidas.