Eurobest  é a celebração mundial mais importante da criatividade na Europa, reunindo as áreas de publicidade, relações públicas, marketing e outras indústrias relacionadas, para discutir as últimas tendências e exemplos do melhor trabalho no continente.  É um festival com a comunicação da HK, com tweets ao minuto na conta @HK_EMEA.

Dia um,  Roma, o clima está deslumbrantemente ensolarado, mas amargamente frio. É difícil não admirar o gigante que aconchega os turistas às 10h ao lado da Fontana di Trevi, bem como o hotel Palazzo Barberini Roma’s. 

Não há melhor local do que este Hotel para reunir mentes brilhantes de todo o mundo, ao longo de três dias, para discutir a criatividade. Neste dia, as sessões procuraram debater algumas das questões difíceis como o estado da criatividade e sua relevância em 2016.

A criatividade perdeu o seu valor?

CP+B abriu o festival desafiando o público a pensar se a nossa indústria perdeu de vista a coisa mais importante que vendemos, a criatividade, e se, com tanta publicidade, o setor se tornou previsível.

A resposta é, naturalmente, não, mas ainda assim, é fácil cair na armadilha de previsibilidade. Com a ajuda do neurocientista Balder Onarheim, a CP+B apresentou ao público um conjunto de técnicas que ajudam a treinar o cérebro a criar ideias imprevisíveis, a pensarmos mais à além, com o objetivo de criar um trabalho desafiador e único para seus clientes. Destacaram-se as técnicas:

  1. Treine o seu cérebro para ser aleatório – Pense em três palavras aleatórias e desconectadas rapidamente. Tentei? É mais difícil do que parece. Se você fizer isso por alguns segundos todos os dias, seu cérebro começará a criar associações menos óbvias e a tornar-se mais creativo.
  2. Use o Random Wikipedia quando se estiver preso a uma ideia de modo a associa-las a ideias diferentes de forma a que nacçam novas.

As melhores campanhas criativas não são construídas do dia para a noite.

 Centraal Beheer e agência de publicidade DDB, do JWT’s  mostram, com a campanha The Next Rembrandt”, que criatividade leva tempo e é preciso paciência para um desempenho perfeito. A JWT aliou a criatividade à tecnologia para ensinar um computador a pintar como Rembrandt.

A revelação da pintura arrancou uma série de ‘oohs’ da platéia do Eurobest, mas o que mais marcou não foi a incrível tecnologia de IA. O tempo despendido  para que esta obra de arte pudesse ser criar deixou o publico sem reação. A JWT mostrou-nos o tempo que levou para treinar e treinar e treinar novamente um computador para pintar como seu Grande Mestre, desde detalhes como o bigode direito até à textura perfeita da pintura. Um trabalho inspirador, dolorosamente transformado em tecnologia e o verdadeiro projecto foi tão impactante em pessoa como qualquer Rembrandt que vimos.